Escrita dos Elfos

Escrito por Gandalf. Publicado em Projectos

"Escrita dos Elfos" é um título muito simplista e ao mesmo tempo ambicioso para o trazer aqui.

Não o enganamos. Mas a verdade é que os Elfos têm vários alfabetos, e dentro de cada um deles, "modos", que resultam de nuances associadas ao idioma em que se está a escrever, principalmente, às suas particularidades fonéticas.

Este nosso projecto insere-se no alfabeto Tengwar, a escrita fëanoriana - alguma informação sobre ela aqui.


Ora então, do início.

O Sr. Måns Björkman, um linguísta sueco, possui um site Amanye Tenceli - The Writing Systems of Aman - em http://at.mansbjorkman.net/ - onde explica em grande detalhe o funcionamento de cada um dos alfabetos, e desenvolve também um software para converter a nossa escrita Romana em escrita Tengwar - o TengScribe. Este tem a possibilidade de serem introduzidos modos, mas lá iremos.
(Por o acharmos tão precioso, guardamos uma cópia deste site, caso um dia aconteça uma fatalidade. Se um dia o link acima não funcionar, pedimos que nos alertem, e activaremos um plano de contingência.)

Para fazer uso do software, devem ter-se instaladas no PC algumas fontes (tipos de letra) de Tengwar. Deixamos links de algumas:

Para instalar, basta descomprimir os arquivos, e copiar os ficheiros terminados em .ttf para a pasta C:\Windows\Fonts

Agora sim, o software:

E, finalmente, o nosso trabalho - o modo "Tengwar Português".

Este foi desenvolvido pelo nosso ilustre Glorfindel, em parceria com alguns Tolkienianos do Brasil, do Lambendili – Grupo de Linguística do Conselho Branco, de que faz parte o famoso linguísta e estudioso de Tolkien no Brasil, Ronald Kyrmse.
Em baixo encontram um arquivo que para além do modo propriamente dito, inclui um readme sobre como instalá-lo e que considerações/limitações tem, e ainda o documento de referência fonética dos colegas brasileiros.